Espanha é um país de grande diversidade, tanto geográfica como cultural, que oferece ao visitante paisagens, praias e cidades magníficas.
O território espanhol é caracterizado pela herança deixada através dos séculos por habitantes e conquistadores. As famosas pinturas nas cavernas de Altamira, os templos e ductos de água romanos, as estações de água de Moor, mesquitas e fortalezas, castelos medievais e catedrais, palácios barrocos, a arquitectura modernista de Gaudí ou os trabalhos de arte moderna localizados do museu Guggenheim de Bilbao são algumas das muitas atracções deste país.
É separada do resto da Europa pelos Pirenéus e partilha a Península Ibérica com Portugal. Mais de metade do país é constituído de planaltos e cadeias montanhosas, como os Pirenéus e a Serra Nevada.
O país encontra-se dividido em comunidades autónomas. Algumas destas, como Galiza, País Basco e a Catalunha têm línguas próprias. No entanto, a língua oficial é o espanhol.
Os principais sectores da economia espanhola são a agricultura, a pesca, os têxteis, a produção automóvel e o turismo. A produção de vinho e azeite também têm enorme importância, assim como a pesca. É por essa razão que se diz que Espanha possui a maior frota pesqueira do mundo.
Os principais Rios são: Tejo, Ebro, Douro, Guadiana, Guadalquivir e Minho.
GASTRONOMIA
A cozinha espanhola é composta, maioritariamente, por pratos picantes e saborosos. Tal como em grande parte dos países da região Mediterrânea, também a cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva e alho. O uso do azeite é um hábito muito comum. Tirar uma “siesta” depois das refeições também é outro hábito comum dos espanhóis. Segue-se alguns nomes de pratos tradicionais em Espanha: Gaspacho, Tortilla espanhola, Paelha, Presunto Cru ou Presunto di Parma.
CULTURA
Uma das festas espanholas mais conhecidas internacionalmente é a Tomatina. Celebra-se na cidade de Buñol (Valência), na última quarta-feira de Agosto. O objectivo é atirar tomates uns aos outros.
A tourada é outra tradição presente em Espanha.
Quanto à música, a expressão “música espanhola” é quase sinónima de flamenco, uma forma de música cigano-andaluza. Mas desengane-se, pois existem muitos outros estilos: estilos regionais de música folclórica, pop, rock e hip-hop espanhóis, etc...
Alguns festivais populares em Espanha: Las Fallas em Valência (realiza-se em Março), a Feira de Abril em Sevilha (realiza-se em finais de Abril), Pamplona solta os touros em Julho e a Semana Grande (realiza-se em Agosto).
CLIMA
Em Espanha existem vários tipos de climas: é Continental no Interior, Mediterrânico na Costa Leste, Sul, Ilhas Baleares, Ceuta e Melilla, e Oceânico no Norte.